Vira e mexe, aparece para mim um anúncio no Instagram sobre “como transformar suas leituras em Pix”, um curso para ensinar as pessoas a lerem livros já pensando em como transformar aquele conhecimento em conteúdo, produto ou fonte de lucro.
A princípio, essa abordagem pode parecer apenas prática, especialmente para quem trabalha com criação, mas é justamente aí que mora a armadilha.
É sobre essa armadilha que eu quero refletir hoje.
A lógica da utilidade
Vivemos em tempos de imediatismo. Espera-se que tudo aconteça rápido, de modo eficiente, barato e com retorno garantido (o que explica muito do sucesso das picaretagens que a gente vê pela internet).
Podemos até conceder que esse imediatismo faça sentido em algumas atividades, mas certamente não é o caso da leitura. E, como professora, eu tenho, pelo menos, dois motivos para não recomendar que você vá aos livros com essa mentalidade de buscar neles uma utilidade direta ou um rápido retorno financeiro.
Uma primeira razão, que pode ser romântica, mas não é menos séria, é que uma leitura conduzida apenas por sua utilidade perde de vista a complexidade da experiência de ler. Quando o valor de um livro se resume à sua capacidade de gerar insights “monetizáveis”, corre-se o risco de transformar a leitura em mais uma fonte de ansiedade: cada página vira uma corrida por aquela ideia genial que “vai virar um produto” ou “transformar a sua vida”.
O resultado pode ser o esvaziamento do próprio prazer de ler. Nem tudo na vida precisa ser útil. Nem todo hobby precisa gerar retorno. Nem toda atividade precisa de alta performance.
Tempo e maturação
Um segundo ponto que merece atenção é que o conhecimento que, de fato, transforma vidas, como tanto se promete por aí, não se reduz a uma série de anotações feitas com fins comerciais. A leitura fecunda exige tempo. Requer que as ideias se acomodem, sejam digeridas, testadas, postas em diálogo com a experiência concreta. Supõe crítica, revisão, abertura para a dúvida, não a pressa de quem já precisa monetizar o parágrafo recém-lido.
Em se tratando de textos de literatura e filosofia, isso é ainda mais verdadeiro. Eu perdi a conta de quantas vezes li um filósofo e fiquei dias pensando no que tinha lido até chegar a algum insight.
Boas ideias são como frutos que demandam tempo para amadurecer. E, veja só, essa não é uma ideia nova. Epicteto já disse isso há séculos:
Nada se torna grande de súbito, nem um cacho de uvas, nem um figo. Se tu me dissesses agora “Quero um figo”, responder-te-ia: “É preciso tempo”. Deixa primeiro que a figueira floresça; depois, que lance o fruto; depois, que o fruto amadureça. Então, se o fruto da figueira não se perfaz de súbito ou em meia hora, desejas adquirir o fruto do pensamento humano em pouco tempo e facilmente? Eu não te diria isso. Espera! (Diatribes, 1.15.7)
Nesse mundo de performance, lucro e velocidade, seja como o figo: dê tempo às suas ideias, confie na lentidão do processo. A leitura, quando faz parte de um estilo de vida, não produz somente conteúdos; ela amplia a nossa visão de mundo, aperfeiçoa nosso senso crítico e nos torna mais sábios.
Nas redes
No meu canal do YouTube, tenho feito uma leitura filosófica de algumas obras da literatura, como A estrada. Você pode conferir a sinopse e as minhas impressões neste vídeo:
Quer estudar Filosofia comigo?
Muitas pessoas dizem que gostariam de estudar Filosofia comigo, de um jeito organizado e sistemático, e me pediam para criar um curso.
Foi assim que surgiu a ideia da Escola de Filosofia Parthenon, que tem como objetivo te levar à autonomia intelectual nos estudos filosóficos. Para isso, estou construindo não apenas um curso, mas um ambiente virtual de aprendizagem que vai contar com aulas gravadas e ao vivo, com o Clube do Livro Filosófico e com o meu acompanhamento para que todos aprendam sem barreiras.
É o maior projeto que eu já criei até hoje e, por isso, decidi fazer algo que eu nunca fiz antes: vou abrir uma pré-venda, com 20 vagas disponíveis e 50% de desconto.
Quem entrar agora, vai poder participar da Escola enquanto ela está sendo criada, recebendo, em primeira mão, todas as aulas e participando das atividades do Clube do Livro por 3 anos, por um valor que nunca mais vai se repetir: R$267!
👉🏼 Quer ser um dos primeiros 20 alunos da Escola? Clique aqui e faça sua matrícula.
🤔 Tem dúvidas? Quer mais informações? Me chama no Whatsapp.
Obrigada por me acompanhar até aqui. A próxima edição chega dia 18/07.